Sustentabilidade significa utilizar os recursos de forma responsável hoje, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações. Infelizmente, o mundo já enfrenta as consequências de ações predatórias e imediatistas que priorizam o lucro a curto prazo.
Na Piquiri Papéis, adotamos uma visão inovadora e responsável, sempre pensando nas gerações futuras. Com base em extensas pesquisas e um compromisso com a sustentabilidade, temos orgulho de utilizar exclusivamente energia limpa em todo o nosso processo produtivo. Contamos com duas plantas próprias de energia renovável – uma Usina Solar e uma Usina Hidrelétrica – garantindo que 100% da nossa energia venha de fontes sustentáveis. Somos um exemplo de que é possível inovar e proteger o planeta ao mesmo tempo.
Nos anos 1960, Manasa (Madeireira Nacional SA), obteve a concessão para construir uma Usina Hidrelétrica para tocar as suas atividades industriais. Alguns anos após em 1977, a Manasa vendeu a fábrica de papel para a Fibrart Embalagens, que mudou seu nome para Piquiri Papéis em 1992.
No início, a geração de energia dependia de duas turbinas simples, que, apesar de modestas, eram suficientes para manter a produção ativa. Contudo, com a modernização da máquina de papel e o aumento da produção, tornou-se essencial expandir nossa capacidade no setor hidrelétrico.
Em 2021, foi iniciada uma grande obra de expansão para acomodar uma terceira turbina, com capacidade bem maior que as turbinas originais, ampliando assim a capacidade de geração da empresa, com equipamentos e tecnologia de última geração.
Após a entrada em operação da terceira turbina, modernizamos as duas turbinas originais, que agora contam com tecnologia avançada. As três turbinas são integradas por um sistema de automação de última geração, que otimiza a geração de energia conforme as variações do fluxo de água na nossa bacia hídrica.
Em 2023, demos início a um projeto ambicioso para expandir nossa capacidade de geração de energia, já que havíamos atingido o limite da geração hidrelétrica.
Os estudos realizados comprovaram que nossa região era ideal para a implantação de energia solar. Assim, em 2024, começamos a construção de uma nova usina solar.
Com a conclusão do projeto e o início da geração de energia solar, passamos a abastecer 100% da nossa empresa durante os períodos em que as condições climáticas permitem uma geração plena.
Para completar o ciclo de abastecimento com 100% de energia renovável, a Piquiri Papéis deu mais um passo estratégico ao ingressar na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Essa decisão nos permitiu participar do Mercado Livre de Energia Incentivada, um programa do governo que promove a expansão de fontes renováveis, como:
Com esse conjunto de investimentos e iniciativas, a Piquiri Papéis se posiciona como referência no setor de geração de energia limpa e sustentável. Esse resultado é fruto de anos de pesquisa e dedicação em busca de um futuro mais verde e responsável para todos.
Fale conosco através de um de nossos canais de atendimento