O que é a Agenda 2030?
A Agenda 2030 é um compromisso assumido por todos os países que compuseram a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015 – os 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil – e tornou-se a principal referência na formulação e implementação de políticas públicas para governos em todo o mundo. É um apanhado de metas, norteadores e perspectivas definidos pela ONU para atingirmos a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta, sem comprometer o meio ambiente, e, consequentemente, as gerações futuras.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um plano de ação global estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Os ODS são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas que visam ser alcançadas até 2030

Metas Futuras - ISO 14001 e ODS: Objetivos de sustentabilidade global
em foco
A ISO 14001 é a principal norma internacional para sistemas de gestão ambiental, oferecendo às empresas uma estrutura eficaz para melhorar seu desempenho ambiental enquanto atendem às demandas socioeconômicas.
O objetivo da norma: ajudar as organizações a adotarem práticas sustentáveis e reduzirem seus impactos ambientais. Essa abordagem está diretamente alinhada com os "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" (ODS) da ONU, que incluem a proteção ambiental e o combate às mudanças climáticas. Entenda como a ISO 14001 contribui para alcançar essas metas essenciais.
ISO 14001 e ODS: Um Caminho para o Futuro Sustentável
Em 2015, as Nações Unidas lançaram 17 objetivos de sustentabilidade como parte da Agenda 2030, um apelo global para incorporar o conceito de sustentabilidade em todas as atividades. Esses "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" (ODS) traçam um plano claro para atingir a responsabilidade ambiental e promover ações climáticas até 2030.

São abordados diretamente sobretudo os governos, as empresas e a ciência, e por último, mas não menos importante, os consumidores.
As ODS centram-se diretamente nos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ecológico - tal como a norma ambiental internacionalmente reconhecida ISO 14001.
Hoje em dia, a gestão ambiental é uma componente indispensável do desenvolvimento empresarial sustentável. Salvaguardar o espaço vital das gerações presentes e futuras tornou-se uma tarefa global. Este compromisso encontrou o seu caminho para as políticas empresariais de numerosas empresas. Por conseguinte, a proteção ambiental é mais do que o cumprimento das obrigações regulamentares ou a limitação dos impactos ambientais. Pelo contrário, a ISO 14001 centra-se na melhoria contínua do desempenho ambiental de uma empresa.
Um olhar sobre os programas ISO 14001: A norma contém uma série de requisitos, alguns abrangentes e alguns concretos, cuja implementação pode contribuir diretamente para combater as alterações climáticas, a mensagem central do Objetivo 13 do Desenvolvimento Sustentável.

ISO 14001 cumpre a mensagem central da ODS 13
Um olhar sobre os programas ISO 14001: A norma contém uma série de requisitos, alguns abrangentes e alguns concretos, cuja implementação pode contribuir diretamente para combater as alterações climáticas, a mensagem central do Objetivo 13 do Desenvolvimento Sustentável.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13:
Tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 contém três sub-objetivos. A redação mais geral
dos sub-objetivos lê-se:
•Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação aos riscos relacionados com o clima e às catástrofes naturais em todos os países. (ODS 13.1)
•Integrar a ação climática nas políticas, estratégias e planejamento nacionais. (ODS 13.2)
•Reforçar a educação, a sensibilização, e a capacidade humana e institucional na mitigação das alterações climáticas, adaptação, mitigação, e alerta precoce. (ODS 13.3)

Estamos há anos trabalhando de forma dedicada para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Temos orgulho em afirmar que já cumprimos diversas metas e continuaremos trabalhando incansavelmente para alcançar todas em um curto prazo.
ISO 14001: Um Sistema de Gestão com Impacto Sustentável
A implementação da ISO 14001 exige das empresas melhorias constantes no desempenho ambiental, o cumprimento de metas de sustentabilidade e a observação de obrigações regulatórias. Além disso, a norma também apoia as organizações no alcance de objetivos econômicos, assegurando o sucesso no mercado a longo prazo. No entanto, esse progresso não pode mais ocorrer "a qualquer preço", pois há um consenso crescente de que o desenvolvimento humano e a prosperidade dependem da conservação e proteção dos recursos naturais.
Normas modernas de sistemas de gestão, como a ISO 14001 e a ISO 50001 (Energia), refletem essa crescente conscientização sobre sustentabilidade. Essas normas estabelecem responsabilidades, comportamentos, processos e diretrizes para implementar políticas corporativas de forma eficaz. Estruturas transparentes e processos bem definidos permitem que as empresas alcancem seus objetivos de forma sistemática e consistente.
Assim, a ISO 14001 desempenha um papel essencial na luta contra as mudanças climáticas e o desperdício de recursos naturais, consolidando seu impacto positivo em prol de um futuro mais sustentável.